sábado, 31 de março de 2012

Gimnospermas Primitivas

Todas as plantas com sementes , com exceção  ao grupo monofilético das angiospermas são chamadas gimnospermas , que não são um grupo monofilético .
Existem atualmente cinco grupos de espermatófitas ( plantas com sementes ) ;
*Cycadodophyta- Cycas
*Comipherophyta- pinheiros , araucárias , e sequóias
*Gnethophyta- Gnetum
*Gingkophyta-Gingko e
*Magnoliophyta ( angiospermas )
Na era paleozóica superior existiu um grupo de plantas ( filo Progimnospermophyta ) que apresentava caracteristicas entre plantas vasculares sem sementes ( Trimerofitas ) e as atuais gimnospermas.
são representante grupo a Archeocopteris e a Medullosa .
Essas plantas tem seu registro de origem no Período Devoniano ( Paleozóico ) a cerca de 365. m.a. e habitavam o continente primitivo Gondwana e seus registros e uma evidencia da deriva tectônica .
As gimnospermas com morfologia como conhecemos hoje teve origem no Carbinifero , entre elas as Gingkos .Grupo de planta representado hoje por uma única especie ( Gingko Billoba ) mas que teve seu auge no Mesozóico .Tem-se registro dessa especie de cerca de 220 . m.a ., mostrando que ela permaneceu praticamente inalterada.
Outros representantes de gimnospermas primitivas são as Pteridospermales e as Cordaitales , ambas extintas .as Cordoitales eram plantas semelhantes as Coníferas.
Essas plantas são o que deram origem aos atuais combustíveis fosseis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário