domingo, 1 de abril de 2012

teoria da administraçao

O PERFIL E OS CONCEITOS NA ADMINISTRAÇAO
A administração e uma ciência muito antiga. Iniciou-se a cerca de 5.000 A.C, quando os sumérios a empregos afins de melhor resolver os seus problemas. A partir dai o que se tem e uma evolução da administração sendo empregada ao longo do tempo para atender sempre a necessidade de melhor administrar. Nesse contexto duas organizações se destacaram; a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A partir da Revolução industrial ocorrida no inicio do século XVIII, primeiramente na Inglaterra e depois se espalhando por Estados Unidos França Alemanha Rússia e Japão, para depois se espalhar por todo o mundo essa ciência foi muito empregada como ferramenta para melhor se obter cada vez mais eficiência na linha de produção, já que na época era este o principal objetivo das empresas. Produzir o máximo possível com o melhor custo possível. modelo esse que ficou conhecido como fordismo e foi marcado entre outras características pela alta especialização do funcionário em apenas uma etapa da produção e alienação do processo total de produção que era característica do modelo de produção artesanal ou de manufatura.
Assim surgia também a profissão de administrador, pois o produtor agora seixa de ser dono de sua produção e passa a vender sua mão de obra, sendo necessário um profissional para administrar toda a produção de determinada organização.
Após a Segunda Guerra Mundial as organizações passam a ter um novo foco administrativo onde com o aumento da competitividade, marcado principalmente pelo retorno da produção de países devastados durante a Segunda Guerra; como a Alemanha Inglaterra e Japão as organizações buscam novas formas de lidar com a concorrência. uma vez que já não basta produzir o máximo possível e necessário agora encontrar ou convencer o consumidor a consumir determinado produto ou contratar determinado serviço. Assim a concorrência passa a determinar os novos rumos dessas organizações que agora além de continuarem produzindo, devem cuidar também do produto após a saída da linha de produção.
Diante de tal panorama as organizações, em especiais as privadas procuram sempre estarem à frente da concorrência, e percebem que agora não basta mais seguir uma linha de produção uniforme e buscam espaço para a inovação e então percebem que o único elemento capaz de criatividade em sua organização e exatamente o fator humano, assim os funcionários que antes eram apenas uma peça de funcionamento nessas organizações passam a ser agora o principal foco e, portanto objetivo de estuda da administração dessas organizações.
Assim os organizadores que já tinham papel importante nessas organizações.  Quando cuidavam unicamente da produção agora passam e tiver papel fundamental, pois passam a cuidar do principal elemento dessas organizações que e a seleção e coordenação de melhor desenvolvimento de pessoal interno.
Importante observar que no setor publico também, a uma mudança nas organizações, principalmente com o abandono da administração publica burocrática, movido pela busca de melhor qualidade no atendimento e melhor fluxo no serviço publico. Assim o foco dessas organizações deixa de ser no processo e passas a ser no desempenho das atividades principalmente de agentes administrativos. Sendo necessária assim uma maior atuação do profissional de administração que seja capaz de coordenar esse processo que deixa de ser baseado apenas no formalismo de documentos e passa e se base na capacidade de atendimento de um agente administrativo.
Portanto a administrador tem um papel fundamental tanto nas organizações publicas quanto privadas uma vez que ambas passaram a ter como foco de sua atuação a liberdade de criação do potencial humano.
O vídeo de Waldez Ludwig tem bastante relação com o texto de Joao Bosco Ludi, pois ambos destacam essa transição de foco na administração publica que agora passa a ver o potencial humano como principal fator de inovação de uma organização, pois como destaca Waldez a única coisa que tem valor dentro de uma empresa são as pessoas. E João Bosco através do relato do desenvolvimento da historia da administração vem confirmar isto mostrando o desenvolvimento dessa ciência ate chegar ao ponto de seu maior desenvolvimento, que onde percebe exatamente que investir em pessoal e exatamente a melhor maneira de gerenciar uma organização.
Waldez Aludi destaca a importância de despertar exatamente nas pessoas esta capacidade de administrador, que segundo ele e inerente a qualquer ser humano independendo de qualquer dependência de dons, segundo ele o ser humano nasce sem saber se auto administrar ,mas nasce com a capacidade de aprender isto. Tal ideia só vem ratificar as ideias do texto de Joao Bosco que destaca esse desenvolvimento da historia da administração mostrando uma transição de potencial humano das organizações.
Podemos dizer que administrar e a coordenação de metas traçadas para atingir determinado objetivo e que sempre vai estar organizado nos cinco polares tradicionais da administraçaoquais sejam:
Planejamento; que e uma visão geral do que se quer conseguir;
Organização; coordenação das sequencias de atividades a ser executada.
Direção; que e um comando para que se executem os dois itens anteriores.
Coordenação; que e uma harmonia dos passos planejados e.
Controle que e a verificação de que os eventos estão sendo executado conforme os passos planejados.
Assim administrar e ter a completa noção desses cinco elementos, tendo a total dominância das sequencias de cada um dele e a noção de que se um desses passos falhar todo o processo para atingir o objetivo pretendido estará comprometido.
Portanto o administrador vai ser quem estará à frente do processo de visão futura, ou seja, tem a obrigação de ver com antecedência a tendência a que segue uma organização e cuidar para que ela siga este caminho com o melhor êxito possível, se este for o objetivo, ou cuidar para que ela não chegue a tal ponto, se a ideia for evitar que a organização chegue ao ponto a que ela esta tendendo.
Referencias bibliográficas;
LODI, Joao Bosco. Historia da administração.
SARDI, Jaime Antônio Sheffler. Estudos de Administração geral. Ouro Preto 2008
Gestão moderna vídeo Waldez Ludwig disponível em http://www.youtube.com/watch?v=uyMY2uo-iqQ acesso em. 31/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário