domingo, 15 de abril de 2012

Formação da plântula


AS plantas são seres pluricelulares essenciais para manutenção do ciclo de energia do planeta. Pois ela junto com outros seres clorofilados. Como algas e bactérias fotossintetizantes estão na base da cadeia alimentar. Ou seja, são quem produzem a maior parte da energia que sustentara a vida do planeta.
A planta superior tem o seu inicio de vida caracterizado pela fecundação do micrósporo. A partir dai temos a formação da semente, que como bem mencionado na obra de Peter Raven é um embrião, uma proteção e uma reserva de alimento.
Importante destacar que o aparecimento das sementes foi o grande marco evolutivo na diversificação das plantas pra o ambiente terrestre, pois agora além de não dependerem mais da vida exclusiva na agua as plantas agora adquiriram independência da agua para alimentação. Podendo colonizar os continentes que possuem nutrientes para seu desenvolvimento. Devido à falta de competição com outras plantas que não conseguiram colonizar o interior dos continentes devido à dependência da agua para reprodução.
Após a germinação a plântula já apresenta um eixo axial com dois polos com tecidos distintos, e que darão origem a células com funções especificas para a região onde elas se encontram.
Cada um dos polos apresenta um meristema, que é um tipo de célula Tati potente que possui como característica a capacidade de realizarem mitoses constantemente, caracterizando o crescimento constante no sentido vertical das plantas.
Assim durante o desenvolvimento de umas plantas primeiro se desenvolve o polo radicular, que ira formar a raiz primaria, logo após acontece um alongamento do hipocótilo que eleva o cotilédone acima do solo, em caso de uma planta epigeia, como o feijão (), por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário